segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um super negócio chamado Formula 1

Porque a Brawn ganhava e a Mercedes com Schumacher não esta ganhando?

Como é sabida, a Formula 1 é um circuito de grandes negócios. Há alguns anos as montadoras realizaram um movimento de tentar assumir esse lucrativo negócio.

Alguns erros foram cometidos e não levaram em conta a história da própria Formula 1. Equipes como Williams, McLaren e Ferrari que surgiram com a F-1, conhecem muito bem seu negócio e sabem o momento certo de tirar e colocar o pé nos investimentos.

As grandes fábricas como Toyota e Honda deviam ter usado o que eles mais sabem fazer: Motores.

A receita da Honda com a então McLaren e o vitorioso Senna foi um exemplo de casamento perfeito.
Utilizar o know-how das pistas que a McLaren tem com a tecnologia e dedicação dos japoneses com o motor e um piloto arrojado. É sabiamente conhecido como a receita campeã.

Equipes como Renault que também já estão a anos na F1, trata-se de um caso a parte, afinal eles são subsidiados pelo governo Francês, tornando a vida mais fácil.

Quando Ross Brawn comprou a Honda por US1.00, ele foi de uma extrema inteligência, já que existia 2 anos de intenso trabalho da Honda no modelo utilizado em 2009 pela Brawn, que recebeu o motor Mercedes e resolveu o problema de performance. Bastou para levar o titulo e sem utilizar o famoso KERS (Kinetic Energy Recovering System). Solução adotada principalmente pelas grandes equipes.

A venda da Brawn GP para a Mercedes, certamente deve ter sido o negócio da década, porém ao mudar a equipe eles  esqueceram da teoria de que mexer em time que esta ganhando não é um bom negócio.

Quando Barrichello e Button resolveram sair da equipe que eles tornaram campeã é porque a contratação de Schumacher já devia estar feita e isso certamente deixou os pilotos da casa em alerta.  Afinal, ninguém quer ser o 2º piloto, ainda mais Barrichello que já conhecia o Dick Vigarista em seus tempos de Ferrari.

A F1 tem em seu escopo a turma do bem e do mau! De Jean Marri Balestre, Prost, Mansell, Schumacher como os malas e os do bem, que sabemos quem são.

Piquet foi um herói ao conseguir lutar contra toda equipe e ainda levar o titulo. Foi remar totalmente contra a maré. Senna teve Jean Marie Balestre como seu maior rival. Prost nas pistas e Balestre nos bastidores. Lutar contra este tipo de força esta além das pistas.

O que o Massa esta passando é um pouco isso. Lutar com a própria equipe, já que, o maior patrocinador é Espanhol e trazido por Alonso. De letra ainda tem Jean Todt (Ferrarista de carteirinha) atualmente o atual presidente da FIA.

Barrichello e Massa só não levaram títulos porque tiveram contra eles as próprias equipes e a política. O dia que a F1 fazer valer a pura e boa regra da esportividade, tudo muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário